Está passando por dificuldades na lucratividade do seu negócio, e as contas já não estão fechando no final do mês? Fique por aqui que hoje você vai por dentro de 4 maneiras de aumentar o seu lucro.
Mas antes de entrar no assunto em questão, é bom saber que você não está sozinha nessa situação. Saiba que é muito mais que normal passar por essa fase.
Cerca de 89% das empresas precificam seus produtos de forma errada, e você pode estar cometendo este mesmo erro. Porém, para aprender a lidar com essa situação, é preciso ter em mãos uma boa gestão empresarial.
Durante esse período, é muito comum você ver pessoas afirmando que para solucionar esse problema é necessário apenas aumentar as vendas, mas isso pode se tornar um erro caso você não saiba dos outros fatores para aumentar o seu lucro.
Um dos primeiros passos para seguir é ter o controle de suas estratégias de vendas, pois isso será o seu norte durante a sua jornada para aumentar o seu lucro.
Pode parecer complicado falando dessa forma, mas vamos para o que realmente interessa. A seguir, eu fiz uma listinha com 4 maneiras de aumentar o seu lucro e superar essa fase difícil do seu negócio.
1 – Aumentar seu preço de venda
Aumentar o seu preço de venda pode levar o seu negócio a aumentar a sua lucratividade, consequentemente, mas você não pode parar por aqui.
Nessa dica, é importante observar uma série de fatores. Suponhamos que você aumente o preço de suas vendas, o seu negócio terá estrutura o suficiente para competir com as lojas concorrentes que vendem o mesmo produto? Caso tenha, acredito que isso irá impulsionar muito bem o seu negócio.
Outro fator interessante para se abordar na hora de aumentar o seu preço de venda, é não se desesperar. Evite aumentar seu preço do dia para a noite. Por exemplo, se seu produto hoje está custa R$ 50, evite passar ele para R$ 100, “do nada”. Isso pode prejudicar na hora que seus clientes forem comprar de você.
Tenha em mente uma gestão bem detalhada sobre o quanto você pode aumentar o preço dos seus produtos.
2 – Aumentar a quantidade de peças vendidas
O próximo passo é colocar em prática ações para aumentar a quantidade de peças vendidas. Para isso, é preciso criar novas abordagens para seus produtos. Por exemplo, criar um “kit” que contenha dois ou mais produtos por um preço mais elevado.
Utilizando esse tipo de alternativa, você consegue escapar da zona de vender mais só porque está dando descontos. Lembre-se, você precisa aumentar o faturamento do seu negócio.
Apesar de tudo isso, a partir do momento que você aumentar a quantidade de peças vendidas, é bom ficar alerta sobre uma coisa: funcionários.
Todo negócio que costuma vender muitas peças, mais cedo ou mais tarde, irá precisar de funcionários, e querendo ou não, isso será mais um gasto na sua conta ao final do mês. Então, é sempre bom pensar no longo prazo do seu negócio.
3 – Diminuir seus custos variáveis
Às vezes pode ser difícil e causar muito sofrimento para quem ainda não está acostumado com a vida empresarial, mas diminuir os custos variáveis, é um mal necessário
Mas o que exatamente são custos variáveis?
Os custos variáveis podem ser uma série de custos que há em seu negócio e você deixa passar despercebido. Por exemplo, seus clientes costumam comprar seus produtos via cartão de crédito? Pois então, aquela taxa do processamento do cartão de crédito é um custo variável.
Outro bom exemplo é a comissão. Seus funcionários trabalham com comissão? Logo você irá pagar mais comissão caso eles vendam mais e isso é outro tipo de custo variável.
Sabendo disso, é interessante ter em mãos uma gestão detalhada sobre o quanto você pode gastar com custos variáveis e o quanto você não pode gastar.
Separe um dia da semana para fazer os cálculos sobre esse tópico e decidir em qual custo variável você pode diminuir os seus gastos.
4 – Diminuir suas despesas fixas
Caminhando junto com as despesas variáveis, as despesas fixas são outras situações que incomodam a vida empresarial.
Assim como diminuir as despesas variáveis é necessário, diminuir suas despesas fixas também é de grande importância para aumentar a lucratividade do seu negócio.
Mas o que são despesas fixas?
As despesas fixas são uma série de custos que batem todos os meses na sua porta. Por exemplo, a conta de um aluguel é uma despesa fixa na sua vinda.
Outro bom exemplo é a conta de água ou de luz. Sabe aquela taxa bancária que seu banco cobra de você todos os meses? Pois é, ela também é uma despesa fixa na sua vida.
Resumindo, as despesas fixas não têm vínculo algum com os custos dos seus produtos. Ou seja, elas são independentes da sua quantidade de vendas ou do lucro do seu negócio.
Visto isso, eu indico que você tenha uma reeducação na forma em que você gasta a sua luz ou a sua água para que no final do mês você feche a sua conta no verde.
Espero que hoje eu tenha conseguido esclarecer bem esses pontos para aumentar o seu lucro. Mas caso ainda esteja passando por dificuldades, eu posso te ajudar de forma mais detalhada e profunda.
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- Controlar seus recebimentos e pagamentos.
- Analisar quais são seus melhores fornecedores e clientes.
- Definir e traçar estratégias para alcançar suas metas de vendas.
- Verificar se está com estoque alto ou baixo para tomada de decisão de novas compras.
- Identificar quais seus custos fixos e variáveis.
- Calcular sua margem de contribuição.
- Calcular seu ponto de equilíbrio.
- Precificar seus produtos de forma correta.
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