Vários são os gatilhos mentais que utilizamos diariamente, mesmo sem saber ou sequer perceber. Mas quando falamos de venda de moda, como (e quais) podemos utilizá-los para vender mais?
O que são gatilhos mentais?
De maneira bem resumida, gatilhos mentais são ferramentas de linguagem que apelam diretamente para o emocional dos consumidores, buscando influenciar a tomada de decisão.
Essa tomada de decisão pode ser realizar uma compra ou outra ação específica como comentar um post, compartilhar, marcar amigos, entre outras coisas.
O benefício de tudo isso é que podemos utilizar os gatilhos mentais para vender mais, basta saber como utilizá-los da maneira certa, de acordo com seus clientes e objetivos.
4 gatilhos mentais para vender mais
Se você tem um negócio de venda de moda online, vários são os gatilhos que podem ser utilizados para atrair, conquistar e converter seus seguidores, transformando-os em clientes. Aqui vou falar rapidamente sobre 4 opções.
Gatilho mental da urgência
O comportamento de procrastinar e deixar para depois é comum em muitas pessoas, e com os consumidores não é diferente. Mas o gatilho da urgência pode te ajudar, fazendo com que seu cliente realize uma ação rápida (de compra) para não perder a oferta.
Neste caso, trabalhamos com tempo. E, talvez você já utilize esse gatilho na sua loja, mas não se dê conta. Exemplo: 48 horas de oferta, só hoje, semana da calça jeans, 60% de desconto para quem comprar agora.
Basicamente, o que esse gatilho faz é trabalhar com o comportamento impulsivo do cliente, servindo como um atalho para que ele tome logo a decisão de comprar.
Gatilho mental da escassez
Outro gatilho mental para vender mais é o da escassez. Muito semelhante ao da urgência, esse gatilho (como o próprio nome já diz) dá a ideia de que se trata de uma oferta limitada, com poucas unidades disponíveis. Sendo assim, se o seu cliente não comprar naquele momento, poderá perder.
Diferente do anterior, aqui trabalhamos com a ideia de unidade e produto em si, como: “Restam apenas 5 em estoque”, “15 pessoas já compraram esse produto na última hora”, entre outros.
Você provavelmente já viu muito disso por aí e te digo: ele realmente funciona! No entanto, é preciso ser coerente e o mais verdadeiro possível com o seu cliente. Caso contrário, se ele sempre ver que “restam apenas X unidades”, vai se sentir enganado e saber que não passa de uma “conversinha”. Sendo assim, não terá o resultado esperado e desejado.
Gatilho mental da novidade
Nós também somos clientes, então sabemos que todos gostam de novidades. Por isso, ter formas de contato do seu cliente como WhatsApp e E-mail é importante para ter uma comunicação mais próxima – e enviar sempre novidades para eles.
Você pode fazer isso com o envio de newsletter semanais, quinzenais ou mensais, por exemplo, ou através de uma lista de transmissão no WhatsApp – ou grupo, caso você tiver!
Só é preciso estar atenta se os seus clientes realmente querem receber suas novidades (ofertas e promoções), porque caso contrário você pode acabar afastando-os.
Gatilho mental da exclusividade
Quem não gosta de se sentir exclusivo, não é mesmo? Isso vale para praticamente tudo na vida. E, para nós que temos um negócio próprio e buscamos vender alguma coisa, utilizar essa sensação ao seu favor pode ajudar a aumentar o número de vendas.
Mas como fazer isso? Um exemplo são os Grupos no WhatsApp, Facebook ou Lista de Melhores Amigos no Instagram, onde você ofereça descontos, ofertas e novidades sempre em primeira mão – ou até mesmo exclusivas para quem estiver nesses meios.
Assim você aproveita para criar uma comunidade e um relacionamento muito mais próximo com seus clientes. Essa também é uma forma de fidelizá-los.
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