Está preocupada com o seu engajamento nas redes sociais?
Para quem tem um negócio de moda online, estar de olho em métricas como esta é importante, inclusive para avaliar as suas estratégias, identificar o que está sendo feito de errado e otimizar suas ações.
Pensando nisso, separei aqui 4 erros que você pode estar cometendo no seu negócio, que podem afetar o seu engajamento. Para saber mais, é só rolar pra baixo.
Engajamento nas redes sociais: 4 erros que podem prejudicar o seu negócio
Você passa um tempo produzindo o seu conteúdo, tirando fotos, escolhendo as hashtags e pensando no melhor horário da postagem, mas quando finalmente posta, o engajamento não é como você esperava?
Calma, você não está sozinha! Isso acontece muito.
O erro pode estar em diferentes pontos, como os 4 que citarei abaixo. Indico que você leia pensando e analisando o seu negócio e, se notar que comete algum deles, busque acertar daqui pra frente.
Não criar um relacionamento com o cliente
Você desiste do seu cliente no primeiro ‘não’ que recebe? Se a sua resposta for sim, está fazendo errado.
É importante buscar criar uma relação entre a sua marca e o seu potencial cliente. Tanto aquele que já comprou, com o objetivo de fidelizá-lo, quanto os que não compraram inicialmente, para transformá-los em clientes num futuro próximo.
Aquelas pessoas que dizem ‘não’ para o seu negócio, não significa que não queiram seu produto ou serviço. Elas simplesmente podem não estar preparadas para comprar de você naquele momento.
Mas quando você trabalha para criar um relacionamento com o seu cliente, vai nutrindo-o com conteúdo de valor, prestando um bom atendimento, até que ele esteja preparado… A venda acontece!
Por este motivo é importante que você pense no seu cliente como uma verdadeira relação. Por exemplo, muitos casais tem filhos, certo? Mas eles não deram o primeiro ‘oi’ e pronto, nasceu os filhos.
Um relacionamento é composto por fases! Primeiro, quando você conhece o outro, depois começa a sair, se conhecer mais, até que rola o primeiro beijo.
Depois é preciso continuar trabalhando diariamente para que a relação continue evoluindo, até chegar no pedido de casamento.
Vamos pensar nessa parte como a hora da compra! Então tem muita coisa para fazer até chegar nesse momento, como você pode ver.
Quanto aos filhos, vamos pensar naquele cliente que você continua nutrindo a relação (utilizando estratégias de fidelização) para que ele volte a comprar de você e até mesmo vire um fã da sua marca.
Falei tudo isso para que você entenda que tudo parte do princípio das relações humanas. E, com o seus clientes, não é diferente.
Pensar só em vender
Como acabamos de falar, nenhuma relação começa diretamente pela venda. Pelo menos a maioria delas, não.
Por isso, você não pode utilizar as redes sociais apenas para vender. Isso vai afastar seus clientes e, sem dúvidas, comprometer o seu engajamento.
O ponto-chave é encontrar o equilíbrio entre conteúdo gratuito e ofertas. Você pode utilizar a regra do 80/20, que serve para praticamente tudo na vida.
Basicamente, pensando na criação de conteúdo, você pode separar a sua estratégia em 80% de conteúdo gratuito e 20% de conteúdo pago. E assim encontrará o equilíbrio que falamos.
Quando você aparece apenas para vender, as pessoas começam a parar de querer ouvir o que você tem para falar, mesmo que seja interessante, porque já sabem que o seu objetivo ali será fazer uma oferta.
Sendo assim, o mais importante é mostrar que você entende os problemas, dúvidas e medos da sua audiência, cutucar nessa dor e depois mostrar a solução (que, no caso, será o seu produto).
Não falar com o público certo
Se você não tem um público-alvo definido e não sabe quem está buscando atingir com as suas ações, sinto dizer, mas elas não darão certo.
No momento que você escolhe e conhece a sua audiência, uma “chave” vira para o seu negócio. Então, tomar decisões e fazer escolhas acaba ficando mais fácil, porque você sempre vai se pautar por essas pessoas.
O momento de sucesso para o seu negócio acontece quando você passa a conhecer seus potenciais clientes melhor do que eles mesmos se conhecem.
Desta forma, você vai saber exatamente o tipo de certo de conteúdo para atraí-los e convencê-los a comprar de você e não dos seus concorrentes.
Caso contrário, você corre o sério risco de estar vendendo carne para vegetariano. E assim, desperdiça muita energia e tem pouco retorno.
Então, se você ainda não definiu bem o seu público-alvo, não conhece suas particularidades, seus desejos, suas maiores dores e etc., pare agora mesmo e dê atenção para esse importante ponto para o seu negócio.
Você vai ver que o seu engajamento nas redes sociais será outro a partir do momento que você produz o conteúdo certo, para as pessoas certas e o entrega no momento certo.
Se não for assim, as chances de que os seus seguidores não se interessem, logo, não engajem e interajam com o seu negócio, são bem grandes!
Postar apenas por postar
Se você posta apenas por postar, esqueça o seu engajamento nas redes sociais, pois ele realmente vai ir lá no pé.
Na verdade, se fosse apenas postar qualquer coisa e sair correndo seria muito fácil, não é mesmo? (risos)
Mas, na vida real, não é assim que funciona!
O seu conteúdo precisa ser pensado estratégicamente, com o foco em atrair clientes e fechar mais vendas. Afinal, o seu negócio precisa de lucratividade para continuar existindo.
É aquela coisa, sem clientes não há venda e sem vendas não há negócio…
Então crie uma estratégia de conteúdo para o seu negócio, com base no seu público-alvo. Como acabamos de ver, falar com o público certo e saber com quem se quer falar, é fundamental.
E para o seu engajamento nas redes sociais isso também conta muito!
Saiba como transformar seus seguidores em CLIENTES!
Se você quer aumentar o poder de vendas do seu negócio e começar a lucrar mais, precisa estar de olho no seu engajamento nas redes sociais.
Acompanhar as métricas e dados será importante, bem como fazer uma análise sobre em quais pontos você pode estar errando.
No entanto, eu sei que não é muito fácil apontar nossos próprios erros e o motivo pelo qual nossas redes sociais ás vezes não dão tanto retorno como o esperado.
Mas eu quero te ajudar! Quero te mostrar o caminho certo para transformar cada curtida, comentário e seguidor do seu instagram, em clientes reais!
E quero te ajudar a criar uma loja de moda online, que venda todos os dias.
Quer saber mais? Eu ensino tudo o que você precisa saber e fazer no meu Treinamento Mais Clientes de Moda.
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E você, identificou alguns destes 4 erros que podem comprometer o seu engajamento nas redes sociais, aí na estratégia do seu negócio? Então é hora de mudar suas ações rumo ao sucesso.
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Até mais!