Você está sempre fazendo compras e, como resultado, frequentemente está com estoque parado, ou você é o tipo de lojista que apenas faz compras quando realmente precisa, de maneira estratégica?

Um dos grandes problemas de muitos negócios de moda é exatamente esse: não saber quando e como comprar.

Com isso, muitos lojistas acabam criando uma bola de neve e ficando com produtos empacados, simplesmente porque acreditam que “é preciso ter novidade o tempo todo para vender”.

Sinto te desapontar mas, se você faz isso, está cometendo um erro.

Na verdade, existem apenas 2 únicos motivos para que você faça novas compras no seu negócio de moda e eu vou te falar quais são:

Falta de estoque

Se você vendeu tanto (e é o que eu quero que aconteça), que não tem estoque suficiente para bater sua meta de vendas, é sim hora de ir as compras.

Afinal, você não vai deixar de vender por não ter produtos para oferecer, não é mesmo?

Mas, para ir as compras, é preciso de estratégia: faça uma lista com base em uma análise anterior de estoque, gostos dos seus clientes e pesquisa, para entender o que eles estão querendo.

Também fique de olho na troca de estação, novidades e tudo mais.

Utilize os stories do Instagram, sua lista de transmissão no WhatsApp e o feed do Instagram para se comunicar com o seu público e entender o que desejam. Isso vai te ajudar a ser mais certeira na hora de ir às compras.

Também tire o óculos rosa: você não compra para você e sim para o seu público.

Estratégia para eliminar estoque parado

Enquanto o primeiro motivo para você ir as compras é a falta de estoque o segundo é justamente para acabar com o problema de estoque parado. Calma, já vou explicar.

Ás vezes acontece de, mesmo com estoque suficiente (e até sobrando), você verificar, após uma análise criteriosa, que pode fazer uma compra PEQUENA e estratégica com peças que complementam as que você já tem, para ajudar a vendê-las.

Essa é uma estratégia para acabar com o estoque parado, onde você faz uma compra pequena e complementar, para fazer ações que vão minimizar o problema.

Veja aqui os 5 principais motivos que te fazem ter estoque parado e saiba como acabar com essa bola de neve

Sua meta de vendas é o seu guia

Já que falamos tanto em estoque, que é um ponto que está diretamente ligado à necessidade de fazer novas compras e até mesmo à lucratividade do seu negócio, você deve estar se perguntando “e qual o valor preciso ter em estoque?”.

A verdade é que só você sabe essa resposta.

Sua meta de vendas é o seu guia! Ou seja, você precisa ter produtos o suficiente para bater a meta que você estipulou para o mês.

“Ah, mas não tem nenhuma média Alê?”

Até tem. O mercado trabalha com a seguinte média: ter em estoque de 2 a 3 vezes o valor da meta (a preço de venda).

Mas claro que isso depende de algumas coisas, como:

  • tempo que o fornecedor demora a te atender
  • se você tem um fornecedor de pronta entrega que rapidamente te envia mercadoria
  • se não precisa trabalhar com estoque alto

Por isso é importante que você adeque sempre a necessidade do seu negócio.

Comprar bem = lucrar mais

Fazer boas compras é a sua principal função no negócio. Se você faz compras de maneira aleatória e excessiva, isso pode comprometer seus lucros e seu negócio.

O que é preciso para fazer boas compras:

Fazer boas compras é saber exatamente quanto tem em estoque, qual a sua meta de vendas, se tem estoque suficiente pra isso, ter uma lista de compras sempre atualizada que complemente o que você já tem, saber qual o valor máximo que pode pagar em uma peça considerando o valor que seu cliente está disposto a pagar no produto e não perder dias e dias nessa função, justamente porque você já sabe o que precisa, já conhece seu estoque e o seu público alvo!

Clique aqui e veja como ter novidade na sua loja sem precisar fazer novas compras

Como você acabou de ver, apesar de ser uma das principais funções, isso não significa que sua rotina deva girar em torno disso!

Quer saber o que você realmente precisa fazer? Eu te conto…

Como fazer compras do JEITO CERTO, ter total controle do seu estoque e fechar parcerias com fornecedores estratégicos

Comprar bem, do jeito certo e mais estratégico para o seu negócio, não é um bicho de 7 cabeças. Você mesma pode montar a estratégia certa e que melhor funciona para o seu negócio.

Para isso, você deve ter como base sempre o fio condutor do seu negócio: seu público-alvo.

Desta forma, você só ganha: faz compras certas, vende mais, ganha mais e evita riscos desnecessários que podem comprometer o seu negócio.

O ponto agora é: VOCÊ PRECISA DE AJUDA?

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