Diariamente eu recebo muitas dúvidas de pessoas que estão querendo montar seu próprio negócio de venda de moda online, e uma das principais é: como meus potenciais clientes encontrarão minha loja no Instagram se eles nem sabem que eu existo?
E é exatamente sobre isso que eu vou falar no texto de hoje. Através de dicas simples, mas estratégicas (que realmente funcionam), você verá como é fácil conseguir se conectar com seus potenciais clientes no Instagram!
Eu nem vou perguntar se realmente faz sentido você estar no Instagram, pois se você trabalha com moda (seja roupas, decoração, acessórios, etc), ou seja, produtos realmente visuais, já sei que a resposta é sim, sem dúvida alguma. Afinal, o Instagram é uma das plataformas mais poderosas para quem vende moda online e o seu negócio precisa estar lá.
E pensando nisso separei algumas dicas para você aplicar no seu negócio online, para que sua loja seja encontrada no Instagram pelo seus potenciais clientes…
Utilize Hashtags
As hashtags são palavras-chave ou palavras de busca do Instagram, aquelas precedidas do símbolo # e são ótimas aliadas na hora de montar uma estratégia para o seu negócio online. Através de hashtags estratégicas você aumentará as chances de que suas postagens sejam encontradas facilmente por pessoas que tem interesse no que você divulga. Mas é importante saber como utilizar adequadamente essa ferramenta no Instagram!
Uma dica é pesquisar as hashtags mais buscadas, que envolvam seu segmento e faça sentido para o seu negócio, assim você saberá qual hashtag mais impactará e contribuirá para que as pessoas encontrem você no Instagram. Você também pode criar uma nova hashtag para o seu negócio e sempre adicioná-la nas suas publicações!
Outra dica é não utilizar sempre as mesmas, nem aquelas hashtags muito genéricas ou em outro idioma (a menos que realmente faça sentido para o seu negócio), isso porque hashtags amplas dificilmente trarão algum resultado ou farão com que seu perfil seja encontrado no Instagram.
Na hora de escolher as hashtags pense com a cabeça do seu cliente: o que ele irá buscar que o fará chegar até você, seu produto ou sua loja no instagram? Pois é assim que ele irá descobrir que você existe, mesmo sem estar procurando exatamente por você e até mesmo sem saber que sua loja existe. Então quando, por exemplo, você postar uma foto de uma camisa branca, faz muito mais sentido usar a hashtag #camisabranca do que a hashtag #modafeminina, porque uma pessoa que está procurando por uma camisa branca vai te encontrar através da hashtag específica sobre a peça. E esta é a grande sacada!
Fotos de seus produtos
Outro ponto importante é pensar em formas de promover seu produto de maneira criativa e atrativa, isso fará toda a diferença. Se você pensa no Instagram como a vitrine do seu negócio, já sabe o quão importante é apostar nas fotos de seus produtos, afinal, elas serão essenciais para que seu cliente queira comprar online de você, principalmente se tratando do Instagram.
Por isso, aposte em imagens detalhadas, com informações importantes, que façam com que seu potencial cliente veja que o produto tem valor e queira adquiri-lo. Agora com o Instagram Shopping vender ficou ainda mais fácil pelo Instagram.
Legendas atrativas e interativas
Além de tirar fotos boas de seus produtos e de seus conteúdos, você também precisa pensar em uma legenda eficaz e estratégica que irá envolver seu potencial cliente e criar um engajamento com seus seguidores.
Uma dica é fazer legendas com chamadas para ação ou que façam alguma pergunta, pois assim, além de envolver seus seguidores também fará com que eles interajam com você.
Não se esqueça que, de acordo com as mudanças que ocorreram no algoritmo do Instagram, o tempo que seu cliente gasta na sua postagem e a quantidade de interação que você recebe, conta muito para que seus conteúdos sejam entregues para uma parte maior de usuários.
Interaja com seus seguidores
É importante que você relacione-se com seus seguidores, afinal, as pessoas que gostam da sua marca, comentam e interagem em suas postagens, compartilham seus conteúdos e hashtags, esperam que sua marca também se conecte com elas. Portanto coloque a interação com seus seguidores entre suas tarefas diárias, assim você aumenta tanto o engajamento com seus potenciais clientes quanto o alcance de suas publicações.
Aposte em conteúdos relevantes
Apostar em conteúdos interessantes é muito importante e faz com que seu perfil seja encontrado por um número maior de usuários do Instagram de forma orgânica (ou seja, sem gastar nem um centavo por isso). É simples, alguém que gosta de seus conteúdos, que vê valor no que você entrega, certamente irá marcar outras pessoas em suas postagens e assim sucessivamente.
Tenha sempre um objetivo com cada publicação
Se você trabalha com redes sociais sabe que nada é feito aleatoriamente e que na verdade tudo possui um objetivo. No Instagram não é diferente! Você precisa saber qual seu exato objetivo com cada postagem, seja ele: de divulgação (quando se espera um efeito viral), conteúdo (quando você leva informações de valor para seu público), de venda (aquelas que, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de vender seu produto ao seu cliente, afinal, você já ajudou com conteúdos legais, agora você precisa lucrar com isso), entre outros.
Portanto é sempre importante definir qual será o seu objetivo para saber qual estratégia utilizar e como conseguir mensurar se está dando o resultado que você desejava.
Saiba a hora certa de postar e faça postagens regularmente
Assim como todas as redes sociais, o Instagram também possui horas com maiores picos e outras onde há poucos acessos, e para descobrir qual o melhor horário para alcançar o seu público a dica é fazer testes, afinal, este horário pode variar muito.
Para te ajudar a descobrir a melhor hora, o próprio Instagram fornece algumas informações (caso você tenha o perfil comercial), além disso há diversos programas que podem te ajudar com uma análise mais detalhadas, que farão com que você descubra os melhores horários e dias da semana para postar seu conteúdo.
Assim você evita que suas melhores postagens tenham poucas visualizações e faz com que seu conteúdo vá de encontro ao seu público, tendo mais chances de engajamento e de alcance em suas postagens.
Também é importante, além de saber os melhores horários para postar, que você faça postagens regularmente, afinal, quem não é visto não é lembrado. Atenção: Isso não significa postar o tempo inteiro, afinal, nada que é demais é bom e você não deseja sobrecarregar seus seguidores (o que poderia causar o efeito contrário: fazer com que eles deixem de seguir sua marca). Uma dica é utilizar o intervalo mínimo de 3h entre uma postagem e outra.
Utilize o Instagram comercial
Se você utiliza o Instagram para vender moda online, você precisa utilizar o Perfil Comercial, o famoso Instagram Business ou Instagram para Negócios. Utilizando esta ferramenta você terá acesso a muitas informações importantes, como os melhores horários e suas melhores postagens, ou seja, as que tiveram mais interação (comentários e curtidas).
Saiba como mudar seu perfil no Instagram de pessoal para comercial
Com o Instagram Comercial você também poderá acompanhar o perfil dos usuários que te seguem, além de muitas outras informações importantes para o seu negócio e para suas estratégias, bem como números para medir seus resultados. Portanto, se você ainda não usa, não perca mais tempo!
E por fim, mas não menos importante…
Utilize os Stories
Se você utiliza o Instagram para venda de moda online, você precisa usar o Instagram Stories! Esta funcionalidade do Instagram permite que você crie posts rápidos que ficarão visíveis 24 horas para os usuários. Com as mudanças no algoritmo os stories tem sido muito mais atrativos do que os próprios posts.
Segundo estatísticas da plataforma, 70% de usuários seguem contas empresariais no Instagram e mais de 30% das stories mais vistas na plataforma são de empresas.
Portanto invista nas stories para vender moda online no Instagram e aumentar seus resultados
Além disso, com as mudanças no novo algoritmo do Instagram, as Stories também começaram a contar como forma de medir o engajamento dos usuários com seu perfil, o que poderá fazer com que seu conteúdo seja entregue para uma parcela maior de usuários.
Confira aqui o que mudou no novo algoritmo do Instagram
Faça lives
A transmissão ao vivo é outro recurso do Instagram Stories. Essa ferramenta funciona como as lives do Facebook: ela permite que você faça transmissões em tempo real no Instagram.
É legal você utilizar estas funcionalidades para soltar um conteúdo de valor, contar alguma novidade, fazer alguma promoção, enfim… Também programe-se para fazer estas transmissões sempre nos horários de maior pico do Instagram.
Quer saber mais dicas para fazer o perfil da sua loja no Instagram bombar?
Se você quer dicas para atrair Mais Seguidores para o seu Instagram de Venda de Moda Online e fazer o seu negócio bombar (além de todas estas que você já leu até aqui e que com certeza farão a diferença para o seu negócio), você precisa conhecer este treinamento…
O Mais Seguidores de Moda é o treinamento inicial para começar o seu negócio de venda de moda online no Instagram! Através dele diversas pessoas estão finalmente atraindo de 300 a 3000 novos seguidores mensalmente para o Instagram de venda de moda… mas os seguidores corretos, que tem interesse pelo conteúdo e pelo produto que você oferece!
Clique agora mesmo e garanta a sua vaga
Agora me fala ai nos comentários se você gostou das dicas e sugestões que falamos aqui e se está pronto para aplicá-las para aumentar a visibilidade do seu negócio vender muito no Instagram!!