Tão importante quanto conseguir novos clientes, é saber como fidelizar os que já compraram de você. Além de fazer a diferença no seu negócio, o custo para fidelizá-los é inferior ao de adquirir novos, e por isso é tão importante que você tenha estratégias para isso.

Quer algumas dicas de como fidelizar seus clientes, para começar a aplicar no seu negócio o quanto antes? Então confira!

Porque é importante ter estratégias para fidelizar clientes?

Qual negócio não gostaria de ter clientes fieis, que compram e preferem a sua marca e seus produtos e, mais do que isso, indica para amigos e conhecidos? 

Não é dúvida nenhuma que os clientes são a alma do negócio, os responsáveis para que ele exista e tenha lucros. E por este motivo é importante que você saiba como fidelizar seus clientes, através de estratégias bem pensadas, que realmente farão a diferença no seu negócio.

11 dicas de como fidelizar seus clientes

Ter um contato mais próximo com o seu cliente será fundamental para que você inicie este relacionamento mais duradouro, fazendo com que ele se torne um cliente fiel do seu negócio.

E se você vende pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, você pode aproveitar este contato mais direto com seu cliente, para ter ações específicas de fidelização, que não sejam invasivas (para não acabar distanciando o seu cliente).

Confira algumas dicas de como fidelizar seus clientes para começar a aplicar no seu negócio agora mesmo. 

Conheça bem o seu público-alvo

O passo inicial é conhecer muito bem os seus clientes: saiba o que eles gostam, o que desejam, como se comportam, o que esperam, o que valorizam, etc… Quanto mais souber, melhor.

Digo que esse é o primeiro passo pois, além de ser importante para a estrutura do seu negócio em geral, qualquer estratégia deve ser pensada com base no seu público-alvo. Por isso é tão importante conhece-lo o máximo possível.

Comportamento (jornada) do cliente

Você já sabe que conhecer o seu cliente é fundamental. Mas, além disso, quanto mais você souber sobre a jornada, ou seja, tudo que ele fez até chegar no momento da compra (ou quase compra), mais conseguirá entender o que ele busca, pelo que se interessa e usar isso de forma positiva para gerar uma aproximação.

Caso você venda pelas redes sociais, fique atento aos registros de conversas, produtos pelos quais ele se interessa e conteúdos com os quais mais interage. E, se você tem um site, analise as páginas pelas quais ele passou, produtos que se interessou e etc. Depois utilize estas informações ao seu favor, para iniciar uma conversa mais próxima e personalizada.

Pós-venda

O grande diferencial na fidelização de clientes sem dúvidas está no pós-venda. A ideia de que basta vender, não é o suficiente. Se o seu desejo é fidelizar o seu cliente, é preciso estar em contato com ele o tempo todo.

Após a compra, comece agradecendo. Depois, mantenha-o à par do rastreio da mercadoria. Quando ele receber a compra, entre em contato e pergunte como foi a entrega e se o produto atendeu as expectativas. Enfim, demonstre ao seu cliente que ele realmente importa para você.

Lembre-se sempre: a compra é só o primeiro passo! Você terá um caminho até que consiga, por fim, fidelizar o seu cliente.

Esteja próximo do seu cliente

Ter um contato próximo com seu cliente fará a diferença na hora de fidelizá-lo. Inclusive, muitos clientes sentem como se estivessem conversando com amigos quando são atendidos por uma equipe de qualidade, e este é um ponto muito positivo para o seu negócio.

Se você utiliza o WhatsApp, por exemplo, você já consegue ter um contato mais próximo, conhecer ainda mais seu cliente, entender o que ele espera e criar um relacionamento mais duradouro.

No entanto, fique atento para não fazer com que seu cliente sinta que você está invadindo o espaço dele. E como fazer isso? Simples, certifique-se de que ele quer estar em contato com você.

Faça com que seu cliente sinta-se valorizado

Quando um cliente sente-se valorizado e exclusivo, as chances que ele volte a comprar são muito maiores. Então, além de ter um atendimento de qualidade, mostre que você o valoriza.

Uma maneira de fazer isso é perguntar se ele gostaria de receber ofertas exclusivas de seus produtos ou informações sobre algo que ele se interesse. Aqui um conteúdo de valor fará a diferença.

De qualquer forma, essa sensação de exclusividade é um dos pontos-chaves para que o seu cliente sinta-se único e satisfeito, lembre da sua loja e, possivelmente, volte a comprar de você.

Preste um atendimento de qualidade

Não basta apenas ter um bom atendimento. Você precisa ter um atendimento acima da média, para que seu cliente sinta-se exclusivo (como falamos acima) e bem recebido, sendo impactado positivamente.

Então invista em um bom treinamento para sua equipe. Hoje em dia, com a correria do dia a dia, muitas empresas atendem rapidamente, sem dar tanta atenção ao usuário. E essa é uma falha que pode custar muito para o seu negócio. Por isso, invista em um atendimento de qualidade e destaque-se da concorrência. 

Programas de fidelidade

Tenha programas de fidelidade que incentivem seu cliente a comprar novamente. Alguns exemplos do que você pode oferecer, são: frete grátis, descontos exclusivos para aniversariantes, brindes exclusivos, desconto na próxima compra, entrega gratuita a partir de um valor ‘X’, entre outros.

Tudo isso faz com que seu cliente sinta-se valorizado pela sua empresa e compre cada vez mais.

Tenha uma entrega de qualidade

Investir na experiência do seu cliente é importante em todas as etapas de seu negócio, assim como na entrega. 

Neste caso, além de apostar em um bom serviço de entrega, também é importante ter uma logística reversa de qualidade, dando segurança para o seu negócio e para o seu cliente.

Seja lembrado

Não adianta fazer tudo isso e não estar aparecendo constantemente para seu cliente. Por isso a frequência das publicações é importante para quem vende moda online pelas redes sociais.

No mundo online, onde a competitividade é ainda maior, você precisa ser lembrado. E a melhor forma de conseguir isso é fazer com que o seu cliente seja impactado pelo seu conteúdo.

Interaja com seu público

Um dos erros de muitos negócios é utilizar as redes sociais apenas para vender. É importante que este também seja um espaço para conversar e interagir com o seu público.

Então tente se afastar, o máximo possível, da ideia que você está ali apenas para vender, vender e vender. Demonstra para o seu público que você também está ali para ouvi-lo e entregar valor.

Monitore

Cada vez que você começar a implementar novas estratégias para fidelização de clientes no seu negócio, não esqueça de acompanhá-las e monitorá-las. É assim que você irá saber se estão funcionando e, mais do que isso, qual funciona melhor.

É desta forma que as empresas conseguem investir nas estratégias certas, testando e analisando os resultados. E com a fidelização de clientes não é diferente.

E você, o que faz no seu negócio para fidelizar seus clientes?