A inadimplência pode ser um grande problema para qualquer empresa e trazer sérias consequências para o seu negócio de venda de moda, quer seja online ou offline. Você já pensou nisso?

Se você sofre com isso e quer saber o que fazer para evitar, confira 10 passos simples que podem te ajudar a diminuir a inadimplência no seu negócio de venda de moda.

O que é inadimplência?

Para conseguir explicar de forma prática, vou usar um exemplo muito comum para quem vende moda. Sabe aquela sua amiga da faculdade, vizinha ou até mesmo sua colega de trabalho que costuma pegar várias peças com você mas sempre esquece a data de pagamento? Ou ainda, aquela cliente que acaba esquecendo o cartão ou a carteira quando vai na sua loja e acaba levando para ‘pagar depois’?

De forma resumida, isso é inadimplência, o não pagamento de alguma dívida. Nesse caso, pode ser tanto aquelas pessoas que ficaram com alguma peça e nunca mais pagaram, quanto clientes que esquecem de pagar na data correta, por alguma razão.

Em alguns casos pode parecer algo comum para você, afinal, é sua conhecida e você sabe que em algum momento ela irá pagar. No entanto, os impactos disso no seu negócio podem ser muito grandes e, claro, negativos.

Como a inadimplência pode impactar os resultados do seu negócio

O primeiro impacto e o mais sentido é o financeiro. O que é uma coisa óbvia, afinal, se não tem dinheiro entrando quando deveria entrar, as contas acabam fechando no vermelho.

Outro impacto são os lucros. Sabemos que uma empresa não consegue crescer sem lucros e ninguém quer viver apenas para pagar as contas ao final do mês, não é mesmo? Logo, se o seu cliente não paga nos prazos certos (ou nem sequer paga), fica cada vez mais difícil e menos recorrente a obtenção de lucros no seu negócio.

Outra consequência acaba sendo nas suas vendas. Os clientes que ainda não pagaram não voltam para comprar, e muitas vezes você conta com este dinheiro para adquirir mais produtos e investir no seu negócio, ou seja, você acaba ficando sem produtos no estoque e impossibilitada de gerar vendas.

E é claro que tudo isso acaba gerando muito estresse e dor de cabeça até que, por fim, a consequência que você não queria acaba se tornando inevitável: o fechamento do seu negócio.

10 passos para diminuir a inadimplência no seu negócio de venda de moda

Agora que você já pôde ver as consequências que a inadimplência pode trazer para o seu negócio, deve estar pensando em como fazer para solucionar este problema, acertei?

Bom, a verdade é que muitos negócios sofrem com a inadimplência simplesmente por estarem despreparados para lidar com ela e por não saber como se precaver. Mas a boa notícia é que há uma série de maneiras para que você consiga diminuir a inadimplência no seu negócio. Confira abaixo 10 delas.

Aprenda a dizer não

Deixe claro que o seu negócio é a sua renda e que é importante que o dinheiro entre nas datas estipuladas, afinal, assim como qualquer pessoa você tem contas e fornecedores para pagar. Sendo assim, é hora de aprender a dizer não às compras ‘fiado’, seja para aquela sua colega de trabalho, amiga ou até mesmo parente. O máximo que pode acontecer é a pessoa desistir da compra, mas ela irá entender, afinal, todo mundo precisa de dinheiro para sobreviver e pagar suas contas. Além disso, caso opte por desistir da compra pode acabar sendo até mais vantajoso para o seu negócio do que se ela comprasse e não pagasse depois, não é mesmo?

Analise o crédito dos seus clientes, caso necessário

Caso sejam compras muito grandes, especialmente compras que podem prejudicar muito o seu negócio (caso não sejam pagas, claro), uma boa saída pode ser a análise de crédito do seu cliente, através de consultas em sites como Serasa, e também solicitando informações de outros fornecedores sobre aquele cliente. Além de não haver nada de errado nisso, é uma maneira de se precaver, tendo consciência da situação financeira do seu cliente, se é um bom pagador, etc. Depois de ter essa resposta vai da sua avaliação continuar a venda ou não, no entanto, sempre analise bem a situação.

Seja claro quanto a suas políticas de venda

Deixe sempre bem claro para o seu cliente a sua política de vendas, formas de pagamento e datas para que os débitos sejam quitados, bem como as consequências e juros caso não o sejam. Além de ser importante, você estará sendo transparente.

Ofereça várias formas de pagamento

Dar ao seu cliente mais de uma opção de pagamento também pode ser uma saída para evitar a inadimplência no seu negócio. Uma maneira fácil de fazer isso é através do PayPal e PagSeguro.

Valorize os bons pagadores

Atualmente os índices elevados de inadimplência tem assustado uma série de empresários. Porém sempre há aquelas clientes que pagam tudo em dia (ou até antes). E é importante valorizá-las, quem sabe enviando algum agradinho, um desconto, promoção, enfim, algo que a estimule a manter-se ativa, comprando e pagando sempre em dia.

Mantenha um cadastro atualizado de seus clientes

Eu sempre falo o quão importante é ter o máximo de dados e formas de contato com o seu cliente. Quando o assunto é inadimplência, isso também é fundamental, até mesmo para organizar um sistema de cobranças eficiente. Além disso, o tempo gasto para coletar dados e fazer o cadastro de seus clientes nunca será um tempo perdido e com certeza será de grande importância para o seu negócio.

Emita nota fiscal

Caso você precise da ajuda da lei para reaver um débito que não foi pago por algum cliente, a nota fiscal serve como prova de que a compra realmente foi feita e não foi paga. Desta forma, a lei estará ao seu lado.

Faça acordos

Se o seu cliente realmente não tiver condições de pagar no momento, uma boa saída pode ser fazer algum acordo que seja benéfico para ambos os lados, principalmente para que você não saia prejudicado. Mas tome cuidado e ofereça acordos apenas quando necessário, principalmente se o cliente sempre pagou tudo direitinho, caso contrário isso pode acabar incentivando ainda mais a inadimplência.

Envie lembretes

Aposte em um sistema que envie lembretes de que o dia do pagamento está próximo ou que atue como um calendário avisando que ‘faltam x dias para o vencimento da conta’. O uso de lembretes é muito útil, pois muitas vezes a inadimplência é causada por puro esquecimento do seu cliente, afinal, sabemos como que é a correria do dia a dia

Estes lembretes podem ser enviados por e-mail, sms e até mesmo WhatsApp. Novamente entra aqui a importância de ter várias formas de contatar o seu cliente. Também lembre-se que a mensagem precisa ser curta, direta, amigável e descontraída, afinal, é apenas um lembrete e não uma cobrança formal.

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Tenha um sistema de cobrança eficiente

Ter um sistema ou até mesmo uma equipe que te ajude a contatar os clientes inadimplentes e ‘esquecidos’ pode ser uma opção, caso seja necessário e esteja de acordo com a realidade e necessidade do seu negócio. Você também pode programar o envio de lembretes, como falamos acima, de forma a criar um sistema que funcione para lembrar seus clientes que o pagamento precisa ser feito ou que já está atrasado.

Conclusão

Vender fiado não é melhor do que não vender e você precisa estar ciente disso. Isso porque, infelizmente, há casos em que é melhor não vender do que correr o risco de acarretar prejuízos para o seu negócio.

Você sofre com a inadimplência no seu negócio de venda de moda online, quer seja físico ou digital? Me conta nos comentários como você faz para lidar com estas situações e se estas dicas te ajudaram.

Até a próxima!!