Se você tem um negócio online no Instagram ou Youtube, certamente sabe que gravar vídeos é importante. E, se não sabia, passa a saber a partir deste momento (risos).

Mas a verdade é que algumas pessoas congelam só de pensar em estar em frente à uma câmera, mesmo que seja de celular. Você também é assim? Então pare alguns minutinhos e confira as dicas para gravar vídeos melhores (e que vendem).

Porque gravar vídeos é importante?

Basicamente, quando falamos em vídeos pensamos em duas coisas: Stories do Instagram e Youtube. Certo?

E, se você está nessas mídias, certamente acompanha o alto grau de interação e engajamento que é possível alcançar através de stories e vídeos de maneira geral. E é por isso que eles são importantes para o seu negócio.

O próprio youtube, por exemplo, é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Ou seja, é uma ótima oportunidade para atrair mais potenciais clientes para o seu negócio, que buscam seus produtos ou serviços.

Já no Instagram, mostrar a sua cara gera uma conexão maior com a sua audiência e faz com que ela tenha mais segurança ao comprar de você, eliminando várias objeções.

Como você pode ver, gravar vídeos é importante e pode contribuir para melhorar o resultado do seu negócio online. Tudo o que você precisa é saber como fazer isso da melhor forma. E eu vou te dar algumas dicas que podem ajudar…

10 dicas para gravar vídeos melhores

Se você quer ter vídeos que vendem ou que, pelo menos, tenham uma alta taxa de engajamento, você precisa se dedicar para isso e perder qualquer vergonha que tenha de falar em frente às câmeras.

Antes de tudo, inclusive, vale lembrar que você não precisa obrigatoriamente de um aparelho profissional para gravar ótimos vídeos, certo? Se você possui um bom Smartphone, com uma câmera de qualidade, isso já é o suficiente para começar.

Sem muita enrolação, confira 10 dicas para gravar vídeos melhores para o seu negócio – espero que isso de te ajude! 

  1. ROTEIRO

Antes de começar a gravar qualquer vídeo, seja para Youtube, Stories ou outros meios, você precisa saber quais são seus objetivos.

Sobre o que você quer falar? O que você deseja que o seu cliente faça após ver aquele conteúdo? Essas são algumas perguntas básicas que você precisa fazer.

Com base nisso, é preciso criar um roteiro para seguir, garantindo que nada ficará para trás ou será superficialmente abordado. Se você tem dificuldade de falar em frente às câmeras, isso é ainda mais necessário e será uma preparação muito importante.

Sabe aquele famoso branco? Se você tem um roteiro para seguir, não precisará se preocupar com isso.

  1. CENÁRIO

Escolher o cenário dos seus vídeos também é importante. Se você tem uma loja física, pode fazê-los na sua própria loja. Caso não tenha, utilize a criatividade e, na dúvida, aposte em fundos sólidos.

Também dê uma atenção extra à iluminação do ambiente onde você vai gravar seus vídeos. E, se possível, prefira a luz natural.

  1. DOMINE O TEMA

Outro ponto importante: É preciso dominar o tema do qual você vai falar. Se você ainda não domina, pesquise muito sobre ele, para não parecer despreparado na hora de falar e gravar seus vídeos. Isso é fundamental para você que deseja construir uma autoridade no mercado

Mais do que isso, a falta de domínio no tema pode deixar seus clientes desconfiados e acabar atrapalhando as suas vendas, em vez de ajudar.

  1. ENSAIE

Algumas pessoas já são mais acostumadas e pulam esse passo. Mas, se você ainda não se sente tão à vontade para gravar seus próprios vídeos ou morre de vergonha de ficar em frente à uma câmera, ensaie antes tudo o que você vai falar.

Se você tiver tempo, um bom exercício é gravar tudo de maneira descontraída e depois olhar atentamente a cada erro, vício de linguagem e conteúdo desnecessário que pode ser excluído. Isso irá melhorar a qualidade do seu vídeo quando você for gravar a versão final.

  1. LINGUAGEM

Cuidado com o português! Mas, além disso, certifique-se de que a linguagem, ou seja, a forma como você se comunica com o seu público, está correta.

Por exemplo: a forma como você se comunica com uma mãe de 35 a 50 anos é diferente da forma como você se comunicaria com um adolescente de 13 a 17 anos, certo? Então tenha consciência de quem é o público principal que você deseja atingir com aquele conteúdo e dê atenção para a linguagem que irá utilizar, para que ela seja assertiva.

  1. ROUPA

Se você quer transmitir autoridade e ser levada a sério, também precisa estar atenta a forma como você irá se vestir quando for gravar seus vídeos. Algumas pessoas discordam (e tá tudo bem), mas roupa também é linguagem.

Sendo assim, a forma como você se veste diz muito sobre você e sobre a imagem que as pessoas têm sobre você. Então, se você vende roupas chiques, como ternos femininos e masculinos, procure se vestir de uma maneira que conecte com o seu público – isso vale para todos os nichos. 

  1. FOCO

Outro ponto importante (e meio óbvio) é ficar olhando para frente, para a lente da sua câmera e evitar ficar olhando para os lados. Caso contrário, isso demonstra despreparo e causa desconfiança no seu cliente. E, possivelmente, ele irá fechar o seu vídeo.

Sendo assim, fique em um lugar calmo e quieto, onde você consiga se preparar e focar para gravar um ótimo vídeo, sem interferências.

  1. EDIÇÃO

Você pode pensar em como será a edição do seu material desde o momento em que está criando o roteiro ou gravando o vídeo. Apesar disso ser feito depois de tudo, pode ser pensado desde o primeiro momento.

Também atente-se para o local onde o seu vídeo será divulgado, pois cada rede social tem um padrão diferente que precisa ser seguido. No caso do Instagram, os vídeos precisam ser curtos e ter tamanhos específicos. Então se atente a isso!

Confira aqui 3 aplicativos para criar vídeos e vender mais.

  1. INSPIRAÇÃO

Se você não sabe como começar ou está um pouco insegura, uma dica que pode te ajudar é se inspirar em outras pessoas que você se identifica e gosta da forma como trabalham, para começar a aplicar também no seu negócio.

Mas atenção: inspiração não significa copiar e fazer igual. Estude aqueles nos quais você se inspira e procure aplicar as técnicas no seu negócio, de maneira original e única, colocando a sua marca e a sua identidade.

  1. DIVULGAÇÃO

Claro que todo seu esforço para gravar vídeos precisa ser recompensado. E, para isso, você precisa divulgá-los.

No Instagram, você pode fazer isso de 3 formas: no IGTV, nos Stories e no seu próprio Feed.

Agora, se você for fazer vídeos para o Youtube, precisa ter uma atenção maior na hora de escrever legendas e descrições. Para isso, utilize palavras-chaves, de acordo com a forma como seu público buscaria por aquele assunto que você trata.

Como eu já disse, o Youtube é o segundo maior buscador do mundo. Sendo assim, você também precisa pensar na palavra-chave que define o assunto que você fala no vídeo.

O mais importante: Seja você mesma!

Por fim, a minha dica extra é que você se sinta à vontade e seja sempre você mesma. Caso contrário, seu cliente provavelmente perceberá.

Quanto mais natural você for, melhor será o seu resultado. E pense sempre que, se caso você não gostar do resultado, pode recomeçar e gravar tudo novamente.

Ter tranquilidade é fundamental e torna tudo mais fácil, acredite.

Agora me conta, você tem dificuldade para gravar vídeos? O que você faz?