Eu sei que todo mundo fala que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mas o que eu tenho para te falar hoje realmente vale a pena.

Quero falar exclusivamente com você que está desejando começar a vender moda online e talvez nem faça ideia de por onde começar. Por isso, separei 10 dicas que são importantes e que, tenho certeza, vão te ajudar a dar os primeiros passos para ter um negócio online bem estruturado e de sucesso.

Porque começar a vender moda online?

O mercado de venda de moda é um dos que mais crescem no Brasil, seja ele físico ou digital. No entanto, com o aumento do número de lojas e, consequentemente da concorrência, é importante que você encontre formas de se destacar e conseguir ter um negócio de sucesso.

Por exemplo, se você já tem uma loja física, porque não aproveitar e levá-la também para o mundo virtual e aumentar seu alcance e número de clientes? Se for o seu desejo, claro. Ou, se você quer começar o próprio negócio vendendo moda mas não quer investir muito dinheiro, como o aluguel de um ponto físico, porque não cria logo sua loja digital?

Por ser um dos ramos que mais cresce, há sempre espaço para mais pessoas ingressarem nesse mercado. E, por ser muito lucrativo, cada vez mais empresários estão decidindo investir.

Você também está? Então confira esses 10 conselhos para começar a vender moda online e ter um negócio de sucesso.

10 conselhos para começar a vender moda online

Começar algo novo não é uma tarefa fácil, principalmente quando precisamos iniciar do zero e quando se trata de um negócio próprio, algo que exige muita responsabilidade e competência.

Para simplificar esse processo para você, separei algumas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos para começar a estruturar o seu próprio negócio de sucesso.

No entanto, antes de iniciar eu peço que você faça duas reflexões: qual o tipo de roupa/acessório que você deseja vender? porque ele é atrativo e, mais, tem pessoas que se interessam por ele? Pensando isso, vamos às dicas.

Conheça o seu público-alvo

A regra número 1 para começar qualquer negócio de sucesso, criar estratégias e campanhas que funcionem é, sem dúvidas, conhecer o seu público-alvo. E por conhecer eu não quero dizer “Maria, 25 anos, empresária”, mas conhecê-lo de verdade: saber quem ele é, do que gosta, o que faz, o que espera de você, pelo que se atrai, o que consome na internet, quais as redes sociais que utiliza, de onde é, entre outras coisas.

Ou seja, você precisa fazer um esforço para conhecer o seu público melhor do que ele mesmo se conhece. E, quanto mais você souber sobre ele, mais fácil será para conseguir persuadi-lo e vender mais.

Escolha um nicho

Muitas pessoas têm receio quando pensam em escolher um nicho, pois acreditam que desta forma estarão abrindo mão de todos os outros. Isso é verdade, em partes. No entanto, escolher um nicho lucrativo e que esteja em alta pode ser muito benéfico.

Por exemplo, ao optar por um nicho específico, como o de moda plus size, mais fácil será para que você se diferencie de outras lojas, consiga se destacar e atrair diretamente o seu público-alvo e até mesmo se tornar referência no mercado. E isso, sem dúvidas, facilita suas vendas!

Redes sociais

Se você quer vender moda online você precisa estar nas redes sociais. Mas calma, isso não quer dizer que você precisar estar em TODAS as redes sociais. Pelo contrário, você precisa ser assertivo. E novamente voltamos para o seu público-alvo: quais redes sociais ele usa? onde se conecta? por onde se informa? Essa pesquisa também irá te ajudar na hora de escolher as melhores redes sociais para o seu negócio.

Além disso, muitas pessoas se apavoram quando pensam em lidar com sites, hospedagem e demais assuntos relacionados, mas você pode vender moda apenas pelas redes sociais e ter muuuitos resultados! (Inclusive é isso que eu ensino meus alunos neste treinamento aqui).

Frequência de postagens

Seu negócio precisa ter consistência. Isso significa que se você está no Facebook ou no Instagram, por exemplo, é preciso ter postagens frequentes. Além disso, utilizar as ferramentas que essas plataformas disponibilizam também pode ser muito benéfico para o seu negócio, como é o caso das Stories do Instagram, as Hashtags, os Grupos do Facebook, entre outros.

Com isso eu quero dizer que não adianta você ‘aparecer de vez em quando’, postar um dia e depois ficar 3, 4, 5 dias sem dar notícias. O público gosta de novidade, de conteúdo… Caso contrário, ele logo poderá esquecer de você ou conhecer outra marca pela qual se interessa e é mais ativa.

Fornecedores

Estamos falando da venda de produtos, certo? Então é óbvio que precisamos de fornecedores para nossas peças. Mas não é simplesmente ‘encontrar um fornecedor’, é encontrar um ótimo fornecedor. Essa escolha precisa ser estratégica, pois fará toda a diferença para seu negócio, seus lucros e suas vendas.

Se você precisa de ajuda para aprender a encontrar fornecedores ideais para quem quer vender online e criar estratégias para o seu negócio, conheça o FashionMidias.

Preste um ótimo atendimento

Prestar um atendimento de qualidade é um dos pontos de sucesso dos maiores negócios online. Isso porque um atendimento de excelência transforma a experiência do cliente, tornando-a o mais positiva possível.

Mesmo que a venda não seja feita na hora, um atendimento diferenciado fará com que o seu cliente lembre de você e, caso precise comprar algo que você vende, provavelmente procurará a sua loja. Sendo assim, invista no atendimento, treine seu time ou você mesmo, caso fique responsável por isso e dê a melhor experiência que o seu cliente pode ter, buscando se destacar de seus concorrentes.

Esteja de olho nas tendências

No mundo online as coisas mudam muito rapidamente. Isso significa que o que era sucesso mês passado, pode já ter ficado para trás. Isso também serve para estratégias, combinações, peças e coisas que podem estar super fora de moda e acabar desconectando você do seu público. Por este motivo seu trabalho também é manter-se atualizado e de olho no mercado.

Fotos e descrições

Se você trabalha com moda não tem jeito, precisará apostar em boas fotos para divulgar seus produtos e torná-los ainda mais atrativos aos olhos de seus consumidores. Além disso, as legendas (descrições) de cada postagens também merecem atenção especial e precisam ser bem pensadas, buscando estimular a compra e o interesse de potenciais clientes.

Evitando impactos negativos: logística reversa

Você precisa preocupar-se com a logística, ou seja, como será todo o processo de compra, venda e entrega de produtos. Sendo assim, vale ressaltar a importância da logística reversa para evitar que seus lucros sejam comprometidos quando houver algum erro de entrega, produto com defeito, trocas, devoluções, entre outros.

Para não tornar esse conteúdo muito extenso, vou deixar aqui o link do post onde falo sobre a importância da logística reversa.

Estipule metas de crescimento

Assim como todo negócio faz – ou deveria fazer -, você também deve estipular metas de crescimento, mesmo sendo iniciante. Como estará começando, estipule metas pequenas e facilmente alcançáveis a curto prazo, sejam semanais ou até mesmo diárias. Depois, conforme você for sentindo o mercado, a aceitabilidade acerca do que vende e o poder de compra de seus clientes, vá criando metas maiores (mas sempre alcançáveis) e encontrando estratégias que te ajudarão a alcançá-las.

 

Essas dicas foram úteis para você? Espero que sim! E se precisar de ajuda para começar um negócio online de sucesso, que venda muito e todos os dias através das redes sociais, clique aqui.